13014021

Lançado em 2010, O livro de ELI é um filme de nacionalidade americana, dirigido por Albert e Allen Hughes, com o roteiro de Gary Whitta. A película conta com um elenco composto por personalidades como: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis e Jennifer Beals. Têm como característica marcante a violência e o poder, o que é um traço peculiar nas produções dos irmãos Hughes, esta versa principalmente a respeito da influência do conhecimento e a capacidade de manipulação humana.

Eli (Denzel Washington) é um andarilho solitário que carrega consigo um livro, há 30 anos busca um lugar onde ele acredita que o conhecimento presente neste exemplar (o ultimo existente na terra) poderá ajudar na reconstrução do mundo. A história se passa em um ambiente “pós-apocalíptico” em uma terra devastada após uma guerra civil, que sofre com a escassez de alimentos, água e valores, onde negócios são realizados por escambo e dentre os poucos sobreviventes a maioria é analfabeta. Neste ambiente, obter conhecimento é o mesmo que ter uma “arma sobre mentes fracas”, como cita Carnegie (Gary Oldman) em um dos trechos do filme.

Portanto, esta é uma produção polêmica que pode gerir inúmeras discussões devido à amplitude das temáticas abordadas, além de criticar o uso do conhecimento para a manipulação em massa, trabalha questões como Intolerância religiosa e o consumismo, dentre estas destaca-se também a importância das fontes na construção da história. Sendo assim, essa película é um ótimo recurso didático para docentes que desejem trabalhar com qualquer uma das temáticas supracitadas.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)