Todo o Mundo é um Palco

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Zeitgeist, (Zeitgeist, the Movie, no original) é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph que aborda temas como Cristianismo, os ataques de 11 de setembro e a fundação do Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve). Ele foi lançado online livremente via Google Vídeo em junho de 2007. Esse documentário tem como objetivo trazer novas perspectivas para eventos famosos, demonstrando que nem tudo que a gente acredita é verdade ou que só existe uma verdade. Ele é narrado pelo próprio Peter Joseph e traz ainda as contribuições de vários pensadores como: Thomas Paine, Jordan Maxwell, George Carlin, Benjamin Disraeli, etc.

A película é dividida em três partes, na segunda, Zeitgeist nos fala sobre o mito criado do “11 de setembro de 2001”, o dia em que as Torres Gêmeas do World Trade Center foram derrubadas devido a um ataque terrorista (ataque esse que teria sido, segundo o filme, perpetrado pelo próprio governo norte americano). Os argumentos apresentados são bastante críveis, bem como os furos nas explicações dadas pelo governo e seus representantes.

 01

Em contraponto à teoria do fogo, que teria consumido as colunas dos edifícios World Trade Center 1, 2 e 7, apresenta-se a versão da implosão planejada, em que explosivos teriam sido colocados nos edifícios com bastante antecipação, promovendo o tipo de queda controlada que foi visto no caso dos 3 edifícios. Explica-se também o fato do NORAD (North American Aerospace Defense Command) não ter conseguido interceptar nenhum dos voos que atingiram as Torres ou o Pentágono.

Em nenhum momento se questiona o fato do ataque não ter sido terrorista (terrorismo entendido como o uso sistemático do terror através da intimidação violenta buscando gerar medo). O que o documentário indaga é se o ataque foi realmente planejado e praticado pela Al Qaeda ou pelas forças ocultas que comandam o governo dos Estados Unidos e o Mundo. Muita conspiração para você?

O interessante do filme é que ele nos proporciona pensar o terrorismo de um novo ângulo e questionar as versões oficiais sobre os ataques às torres gêmeas. Ele torna-se um bom modo de exercitar a nossa crítica quanto a todas as informações que recebemos todos os dias. O que é verdade? O que é mentira? Qual a fonte? Quem está por trás da informação? Quem se beneficia dessa informação? etc.  Estas são perguntas que devemos nos fazer frequentemente frente aos noticiários e informações divulgadas na internet, essa é a mensagem que o filme nos deixa.  A dica que fica é que assistam Zeitgeist e tirem suas próprias conclusões.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Filme da Semana e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>