Livro-O-Cinema-Vai-a-Guerra-Francisco-Carlos-Teixeira-da-Silva-4862716O Cinema vai à Guerra teve sua primeira versão no Laboratório de Estudos do Tempo presente/UFRJ. Fruto de seminários, aulas, palestras, monografias e teses, o livro objetiva rever obras que contam as relações entre cinema e história, se utilizando de produções cinematográficas como principal fonte, mas não única, e desta forma, colocar a narrativa fílmica como principal concorrente da narrativa histórica.

Observando o cinema como uma representação validada devido a sua boa recepção entre o povo e percebendo o aumento na quantidade e qualidade de trabalhos entre cinema e história, a obra reúne doze competentes historiadores, sendo três deles os organizadores (Francisco Carlos Teixeira da Silva, Karl Schurster Sousa Leão e Igor Lapsky), para, mesmo com todo o preconceito que há no Brasil sobre uma historiografia baseada no cinema, desenvolver este trabalho, que resultou num livro de doze capítulos, publicado pela editora ELSEVIER, para se discutir sobre cinema e guerra.

O Cinema Vai à Guerra é uma opção pertinente de livro para professores que queiram aplicar filmes em sala de aula, para pesquisadores de cinema e de guerra, e principalmente para quem tem interesse em iniciar estudos nessa área visto que, possui uma linguagem de fácil compreensão, expõe a análise das produções cinematográficas de maneira bastante didática e completa, além de ser objetivo quanto ao que foi proposto.

Referência Bibliográfica:

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; LAPSKY, Igor; LEÃO, Karl Schurster Sousa. O Cinema vai à Guerra. Rio de Janeiro. Elsevier – Campus, 2015.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)