To Be or Not To Be (Ser ou Não Ser) (1942)

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

ug5R6fdOhud4hbb5O6pn1snSEFJ

To Be or Not To Be (Ser ou Não Ser) é um filme norte-americano, anti-nazista e do gênero comédia. Foi lançado em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, e tem como diretor Ernst Lubitsch. O elenco conta com atores como Jack Benny, Carole Lombard e Robert Stack. Ao lado de O Grande Ditador (1940), é considerado um dos filmes mais contundentes contra o nazismo lançados durante o conflito. O título é baseado no solilóquio da peça “A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, de Shakespeare.

A película conta a história de um grupo teatral polonês, que veem sua capital, Varsóvia, sendo atacada em 1939 pelas tropas nazistas. A fim de ajudarem o movimento de resistência polonesa na luta contra o regime liderado por Hitler, os atores, que já vinham interpretando uma peça sobre os nazistas, se passam por oficiais da Gestapo (Polícia Secreta do Estado), para evitar que informações comprometedoras da resistência chegassem nas mãos dos nazistas.

As atuações do grupo são um sucesso e, além de conseguirem ajudar a manter a resistência viva, a trupe consegue um avião que os leva para a Inglaterra, onde dão continuidade à encenação da peça “A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”, que fora interrompida devido à chegada da guerra na Polônia.

Portanto, To Be or Not To Be é tido como uma das maiores obras-primas de Lubitsch e busca provar que a comédia tem o poder de atingir as pessoas e mostrar os problemas da nossa realidade. Uma das lições mais belas do filme é a importância da arte como instrumento de contestação contra sistemas autoritários, sendo uma boa opção para professores que queiram trabalhar com a temática da Segunda Guerra Mundial.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Filme da Semana e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>