Titãs: A Vida Até Parece uma Festa (2009)

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

titas

Dirigido por Oscar Rodrigues Alves, o filme “Titãs: A Vida Até Parece uma Festa”, estreou no dia 16 de janeiro de 2009, contando a história da banda paulistana. Quando o disco “Cabeça Dinossauro”, foi lançado (1986), Branco Mello comprou uma câmera já pensando em fazer um documentário com seus companheiros do grupo, e começou a registrar tudo que acontecia com eles naquele momento de explosão musical dos anos 80. Certamente, o resultado é uma obra cinematográfica contendo ritmo de aventura, cenas inéditas da vida dentro e fora dos palcos, as brincadeiras do dia a dia, os obstáculos, gravações de álbuns antológicos e de grandes canções desde os primórdios do sucesso “titânico”.

Desta forma, o LP já citado não poderia deixar de fazer parte deste texto, pois possui um conteúdo histórico extremamente relevante. O álbum Cabeça Dinossauro foi incluído na lista dos 100 melhores discos da música brasileira, promovida pela revista Rolling Stone e ficando com a 19ª posição. Primeiramente, a capa deste vinil foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci, intitulado “A expressão de um homem urrando”. Um outro desenho de Da Vinci, Cabeça grotesca, foi para a contracapa da obra musical.

Sem dúvida, em um ambiente estudantil altamente politizado, a música popular funcionava como arena de decisões importantes para a cultura brasileira e para a própria soberania nacional, assim, a imprensa cobria condizentemente os festivais, pois eram ponto de interseção entre os estudantes e a massa ampla de telespectadores. Esta era, naturalmente, maior do que a de compradores de discos.

A Faixa de abertura e título do álbum evidencia o quão a banda era inovadora para a época, com pouco mais de 2 minutos de música, possui apenas 3 versos, algo inusitado no Brasil, havia guitarras pesadas e uma batida de bateria inspirada em tambores indígenas da tribo Xingu; mostrando também o lado cultural que a música brasileira pode ter. Por outro lado, na música “Igreja”, ostentando um pouco mais de técnica e uma letra um tanto quanto questionadora, os roqueiros explicitavam todo o seu potencial para criticar certos costumes da sociedade de uma forma não-convencional e que chega sem enrolações aos seus ouvintes; um dos principais fatores que os levava a terem letras censuradas diversas vezes.

O hit “Polícia” tornou-se hino por ser tão realista (infelizmente) mostrando toda a corrupção da polícia no Brasil, um punk rock cativante e agitado que soa ainda melhor ao vivo; lançada também como um protesto sobre a Ditadura Militar no país. Do mesmo modo, trazendo o calcanhar no punk rock, porém, uma batida um pouco mais leve, “AA UU” é a primeira música de trabalho do LP; versos cantados rápidos e um refrão simples fazem desta um clássico da banda, sempre presente em seus shows até os dias de hoje.

Os Titãs já tocavam o clássico “Bichos Escrotos” desde 1982, mas não puderam gravá-la antes devido à censura, e mesmo após a ditadura o single foi proibido de tocar nas rádios por conta de palavrões em sua letra; mesmo assim, rádios se arriscaram, pagaram multas e tocaram a música. Em seus versos, o octeto cita os bichos considerados sinais de doença (Baratas, Ratos, Pulgas) fazendo uma alusão que assim é a vida do suburbano, cheio de lixo e para os bichinhos bonitinhos sumirem, porque não é essa a imagem da vida que a sociedade passa.

Outrossim, o rock assim como a bossa nova, não surgiu com a ideia de fazer músicas sofisticadas, mas eles são responsáveis pela quebra do estilo convencional. Portanto, estes saíram da mediocridade.

Apesar de Nora Ney, segundo Caetano Veloso no livro Verdade Tropical, ter sido a primeira mulher a cantar rock publicamente no Brasil, em um programa de auditório na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ela cantava sambas literários de Antônio Maria, ou seja, o rock foi um fato isolado de sua carreira, ela não pretendia dar continuidade ao ritmo, e sim prosseguir com o samba-canção. No entanto, Raul Seixas trouxe este estilo musical para questões sérias durante sua vida inteira.

De maneira idêntica, mais um compositor desta geração foi Vinicius de Moraes, ele foi o principal letrista da bossa nova, ou seja, o Brasil apresentava ter criado a mais graciosa forma de canção de protesto do mundo, diziam os críticos de música. Por isso, vale a pena lembrar que a criação de João Gilberto rivalizava com os Beatles nas paradas de sucesso nos Estados Unidos, fato que orgulha os saudosistas brasileiros.

Portanto, o filme que conta a história dos Titãs, aborda como funcionava o rock da geração 80, a mais produtiva do Brasil. Ou seja, os arranjos musicais, os figurinos, os programas de TV, os protestos contra a Ditadura Militar, e sobretudo as peculiaridades de um dos principais grupos musicais da história deste país.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Filme da Semana e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>