A Onda: A Contaminação Fascista (2008)

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

poster-a-onda

O filme “Die Welle” (A onda) de nacionalidade alemã, foi lançado em 2008 e dirigido por Dennis Gansel. Baseado em fatos reais que ocorreram em uma escola norte-americana no ano de 1967, o episódio ficou conhecido como “The Third Wave” (A Terceira Onda). No filme, a experiência é vivenciada na Alemanha contemporânea, visando expor a formação de um movimento totalitarista, bem como suas práticas e posições.

Na película, o ator Jürgen Vogel incorpora de maneira convincente o professor Rainer Wenger, responsável pelas matérias de educação física e ciências sociais. O professor que era especialista em anarquia vê-se obrigado a lecionar sobre autocracia para uma turma de adolescentes, e, é durante essa experiência que o movimento é criado e batizado como “A Onda”. Na mente de Rainer, tudo não passava de aulas dinâmicas para os alunos compreenderem sobre autocracia, mas a situação foge do controle no instante em que todos passam a se vestir rigorosamente de branco, fazer pichações do símbolo do movimento em vários pontos da cidade e suprimir alunos que não faziam parte do grupo, assim, uma rede de opressão é criada dentro e fora da sala de aula.

Sempre mantendo em evidência as motivações dos principais integrantes da “Onda”, o filme encena excepcionalmente os processos que envolvem a criação de poderes indestrutíveis pela concentração de indivíduos que compartilham as mesmas ideias e que seguem as mesmas normas estabelecidas. Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. A partir disso, podemos contemplar como essas ideologias influenciaram os jovens ao longo do filme e as consequências disso.

Esta experiência cinematográfica pode ser muito bem utilizada como recurso didático em aulas de história, como também material de análise nas diversas temáticas abordadas na película.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Filme da Semana e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>