capa

Lançado em 2014 pela diretora francesa Sophie Barthes, Madame Bovary, protagonizado por Mia Wasikowska, é um filme de drama baseado no livro do escritor francês Gustave Flaubert de mesmo título.

A história é ambientada na França do século XIX, e  narra a vida da jovem Emma. Sonhadora e leitora assídua de livros, casa-se com o médico Charles Bovary e mantem-se numa vida caseira e de boa esposa. Porém, após um tempo, insatisfeita com Charles e suas constantes ausências, Emma Bovary, desencanta-se com sua vida e passa a ter casos extraconjugais, que ao final só torna sua existência pior.

A obra de Gustave Flaubert foi lançada em 1856, numa França extremamente conservadora e que era preservada pela moral e bons costumes, sendo considerada a primeira obra do realismo europeu. Com a publicação do livro, Flaubert, no ano seguinte, foi enviado à Sexta Corte Correcional do Tribunal de Sena, em Paris, acusado de escrever conteúdos de cunho “imoralistas” em sua obra. O mesmo, foi absolvido, porém as famílias mais tradicionais não esqueceram o ocorrido.

Além de destacar como grande tema o adultério, a obra traz em segundo plano temas como a revolução científica, pós revolução francesa e o contexto social da França no século XIX. Desta forma, o filme é uma importante obra que representa a França no aludido período. 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)