Casanova_film

Dirigido pelo diretor sueco Lasse Hallström, o filme Casanova foi lançado em 2006 e conta com um elenco repleto de atores consagrados. Distribuído pela Disney Buena Vista, o longa tem em Giacomo Casanova (Heath Ledger), Francesca Bruni (Sienna Miller), Victoria (Natalie Dormer) e no Bispo Pucci (Jeremy Irons), as suas principais personagens.

Ambientado na Veneza de meados do século XVIII, a película narra a trajetória do jovem Casanova, demonstrando as suas aventuras amorosas vivenciadas na cidade italiana. Além de focar neste aspecto, a obra cinematográfica aqui comentada evidencia outros que vão além do gênero romanesco, proporcionando ao telespectador uma considerável variedade de temas relacionados ao período denominado de Idade Moderna.

Estão presentes no filme temáticas que vão desde a condição feminina naquele período até a forma como os escritos, especificamente os livros, eram compostos e circulavam na sociedade veneziana do século XVIII. Contudo, o aspecto mais preponderante e, no qual Lasse Hallström focou de forma mais contundente a narrativa do filme, refere-se a Inquisição Católica.

Praticada de forma mais ampla em decorrência da contrarreforma articulada pela Igreja Romana, as perseguições de cunho religioso foram utilizadas como mecanismo de controle e de sustentação da “ordem” apregoada pela Igreja. No filme, tal repressão é evidenciada por meio dos julgamentos direcionados a personagem principal (Casanova), uma vez que alguns “delitos morais” eram cometidos por Giacomo.

Ainda que seja tratada de forma cômica e irreverente pelo diretor do filme, a ocorrência das perseguições religiosas, bem como os mecanismos (contrarreforma e Inquisição) que as legitimavam podem ser abordados pelos profissionais da educação em história tendo como recurso didático o filme em discussão. Para tanto, é necessário o docente ter em mãos um referencial teórico consistente acerca dos temas, para poder cotejar o discurso produzido pela obra cinematográfica com o fato histórico propriamente dito.

Assim, mesmo possuindo um caráter romanesco e cômico, o longa apresenta uma considerável importância, pois trata de temas relevantes referentes à Idade Moderna, sendo recomendado para aqueles que desejam conhecer, ainda que de forma branda, algumas ocorrências do supracitado período.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)