O Som ao Redor (2013)

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

o_som_ao_redor-miniatura-570x443-76055

Lançado em 2013 sob a direção de Kleber Mendonça Filho o filme “O som ao Redor” tem sido apontado pela crítica como um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos.

Ambientada na cidade de Recife-PE, a produção apresenta o cotidiano de uma rua da capital, narrando os dramas sociais e pessoais dos diversos personagens que a obra apresenta.

Diversos são os diferenciais propiciados por esta película, além de fazer parte de uma leva de filmes sobre o Nordeste que fogem dos temas de seca, fome e comédia, frequentemente encontrados em obras que reproduziram a região, O Som ao Redor traz para as telas um Recife urbano e personagens que vivenciam problemáticas consequentes dessa urbanidade.

Os dramas dos moradores da rua e as questões que o filme propõe- medo decorrente da falta de segurança, o encurralamento do espaço urbano, as deficiências das relações sociais, a eminência da classe média, podem ser identificados como comuns a grande parte dos moradores de uma grande cidade, fazendo com que as tramas, apesar de estarem definidas em um espaço, a cidade de Recife, possam ser transportadas para qualquer outro centro urbano.

Assistir a O Som ao Redor é uma ótima oportunidade para conhecer a produção de cinema recente do Brasil que, apesar de nem sempre chegarem ao grande público, são de grande qualidade tornando-se conhecidas e premiadas dentro e fora do país. Pode-se ter contato com uma produção que, ambientada no Nordeste do país, apresenta aspectos que fogem ao que comumente se vê a respeito da região. Além disso, as discussões sobre as mais diversas problemáticas da vida urbana como um retrato da realidade atual das grandes cidades tornam  interessante o contato com esta premiada produção.

 

 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Filme da Semana e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>