Estabelecendo pontes, abrindo portas: Cinema e ensino de história

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

O PET promoveu na tarde da última quinta-feira (19) a oficina interna “Estabelecendo pontes, abrindo portas: Cinema e ensino de história”, ministrada pelo Prof. Dr. José Maria Neto (UPE).

Partindo do princípio de analisar a relação entre as produções cinematográficas e as contribuições que estas podem promover para o ensino e a compreensão da história, o professor  elencou  autores que podem contribuir para o entendimento e a aplicação desta relação.

Analisando o cinema como um discurso histórico, que fala sobre a realidade a partir do olhar da sociedade que o produziu, o palestrante analisou aspectos das produções fílmicas Exodus (2014) e Noah (Noé) do mesmo ano, discutindo como estas obras audiovisuais, que buscaram retratar a antiguidade, possuem em sua narrativa aspectos característicos da sociedade que os produziu, tais quais o racismo, a valorização da ciência, a exclusão social.

 Agradecemos ao professor José Maria Neto pelas contribuições promovidas aos integrantes do PET nesta ocasião e esperamos ter a oportunidade de contar com sua participação em outras iniciativas do programa.

Oficina

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Eventos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>