O PET promoveu na tarde da última quinta-feira (19) a oficina interna “Estabelecendo pontes, abrindo portas: Cinema e ensino de história”, ministrada pelo Prof. Dr. José Maria Neto (UPE).

Partindo do princípio de analisar a relação entre as produções cinematográficas e as contribuições que estas podem promover para o ensino e a compreensão da história, o professor  elencou  autores que podem contribuir para o entendimento e a aplicação desta relação.

Analisando o cinema como um discurso histórico, que fala sobre a realidade a partir do olhar da sociedade que o produziu, o palestrante analisou aspectos das produções fílmicas Exodus (2014) e Noah (Noé) do mesmo ano, discutindo como estas obras audiovisuais, que buscaram retratar a antiguidade, possuem em sua narrativa aspectos característicos da sociedade que os produziu, tais quais o racismo, a valorização da ciência, a exclusão social.

 Agradecemos ao professor José Maria Neto pelas contribuições promovidas aos integrantes do PET nesta ocasião e esperamos ter a oportunidade de contar com sua participação em outras iniciativas do programa.

Oficina

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)