Sleepy Hollow ( A lenda do cavaleiro sem cabeça)

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Sleepy_Hollow-wallpaperBaseada no conto  “The Legend of Sleepy Hollow” (1820), de Washington Irving, a película Sleepy Hollow  foi lançada em 1999 nos Estados Unidos, estreando no Brasil nos anos 2000.  Adaptada para o português brasileiro como A lenda do cavaleiro sem cabeça, a obra foi dirigida pelo cineasta Tim Burton e teve como protagonistas Johnny Depp e Christina Ricci. 

O filme é ambientado em 1799, em uma aldeia da cidade de Mount Pleasant, no Condado de Westchester em  Nova Iorque e conta a história da lenda de um ex-mercenário, que conhecido por sua tirania, costumava decapitar seus inimigos de batalha. No inverno de 1779, porém, o cavaleiro é capturado pelos soldados norte-americanos em uma emboscada e assim como costumava fazer com seus oponentes, é morto e decapitado com sua própria espada.

Vinte anos depois, o túmulo do cavaleiro é violado e seu crânio é roubado misteriosamente.  A partir daí passa a ocorrer em Sleepy Hollow uma série de assassinatos onde todas as vítimas apareciam decapitadas. Os moradores da aldeia passam então a atribuir as mortes ao falecido mercenário e o detetive  Ichabod Crane, interpretado por Johnny Depp, é chamado para investigar os casos.

O filme é uma mistura de mistério e suspense com algumas pitadas de humor, que ficam por conta da atuação do protagonista.  Ao longo da produção pode-se notar elementos que constituem a sociedade moderna tais quais, o embate entre a ciência e o sobrenatural, a divisão e o conflito entre as classes sociais.

Uma importante curiosidade sobre essa produção fílmica é que ela foi lançada na virada do século XX para o XXI , quando o mundo vivia os rumores de uma crença escatológica. A  tendenciosa frase de Crane na última cena do filme ” Chegamos a tempo para o novo século” mostra de forma sucinta a mensagem de que a razão prevalece em detrimento do senso comum. Isso tanto para a desvendada lenda do cavaleiro sem cabeça, que ao final era controlado por um ser humano, quanto para a crença no fim do mundo que não aconteceu e também revelou-se  fruto do imaginário popular. 

Para você que se interessa pelos mencionados temas não deixe de ver Sleepy Hollow.

Confira o trailer do filme clicando na imagem acima.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Filme da Semana e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>