20134205Dirigido por Ridley Scott, 1492: A Conquista do Paraíso é um filme de cunho histórico lançado em 1992. Com um elenco repleto de atores consagrados, o longa tem em Cristóvão Colombo (Gérard Derpadieu), Rainha Isabel (Sigourney Weaver), Gabriel Sánches (Armand Assante) e Adrián de Moxica (Michael Wincott), os seu principais personagens.

Ambientado na Europa de fins do século XV e início do século XVI, o longa narra a trajetória da excursão em direção ao novo continente do navegador genovês Cristóvão Colombo, que, desacreditado por seus contemporâneos e censurado pelos dogmas religiosos da época, persiste em seu objetivo de “descobrir” os “novos mares” e explorar a nova terra.

Abordando esta saga, ou mais especificamente, as consequências que ela provocou no período, o filme consegue não somente focar na figura do navegador como também na conjuntura social do momento. Em outras palavras, ao tratar sobre a vida de Colombo, o diretor Ridley Scott conseguiu abordar um tema importante que marca, para muitos, o início da Idade Moderna, a saber: As Grandes Navegações.

Mesmo recebendo críticas do público na época em que foi lançado e também dos espectadores posteriores, o longa possui uma considerável importância, pois trata de temas relevantes referentes ao conhecimento histórico. Sendo assim, o mesmo é recomendado para aqueles que desejam conhecer além da figura de Cristóvão Colombo a temática das Grandes Navegações.    

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)