Oficina Interna “Perspectivas sobre a Disco Music”

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Na última sexta-feira, 30 de janeiro, o PET História realizou a Oficina Interna: “Perspectivas sobre a Disco Music”, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, membro do corpo docente do departamento de Letras Estrangeiras da UFS. A oficina tinha por objetivo apresentar a influência da Disco Music tanto na música como no comportamento dos anos 70.

IMG_2229
Da esquerda para a direita: As PETianas Thaís Tenório e Franciele Amaral, a ouvinte Ellen dos Santos, os PETianos Thamyres Suélen, Ailton Rocha e Cassiano Celestino. O Professor Dr. Dilton Maynard, o PETiano Guilherme Borges, o professor Dr. Luiz Eduardo Meneses e a PETiana Keline Pereira

Inicialmente, o palestrante apresentou alguns conceitos acerca da Disco Music e da Cultura: Baseando-se em Stuart Hall para tratar sobre tal conceito, o professor nos apresentou esse estilo musical como sendo uma manifestação cultural que possui as suas particularidades e estilo próprio.

Por conseguinte, o ministrante abordou o modo como a circulação, recepção e apropriação da Disco Music provocou uma onda sem precedentes de americanismo no Brasil na década de 70, manifestados através das músicas nas telenovelas, como também em nome de bandas e cantores nacionais que usavam termos anglo-saxônicos e cantavam músicas em inglês.

Juntamente com esse fator, foi explanado que nesse período ocorreu a  quebra de muitos tabus e barreiras sócio-culturais, sobretudo étnicas e de gênero,  demonstrando a larga difusão da cultura black e o boom, dos movimentos e manifestações feministas e gays.

Após expor sobre esses temas, o ministrante explicou que a massificação da Disco Music no Brasil na década de 1970 foi um processo que, embora possa ser compreendido como uma imposição dos norte-americanos, cujo governo financiava a ditadura militar, também teve seu potencial transgressor.

Dadas essas considerações, o PET História agradece ao Prof. Dr. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira por sua disponibilidade em tratar de um temática que enriqueceu o conhecimento dos participantes, e agradecemos também por sua colaboração em mais uma de nossas iniciativas.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Eventos, Música e História e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>