História e Músicas: As guerras em canções de grupos musicais estrangeiros

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Já faz algum tempo que as músicas não são vistas apenas como uma simples forma de entretenimento. Elas transmitem em suas letras, opiniões, crenças e ideologias de seus compositores, além de muitas vezes apresentarem relatos de eventos passados. Para a História, isso não pode ser ignorado, podendo ser consideradas um importante material didático. Pensando nisso, organizamos essa pequena lista com cinco músicas de algumas bandas estrangeiras sobre guerras que marcaram a História da humanidade, indo desde a Antiguidade Clássica até a Segunda Guerra Mundial.

 

1-      Iron Maiden – Paschandale

iron-maiden-trooperLançada em 2003, Paschandale conta a história de um soldado sem nome prestes a morrer na Terceira Batalha de Ypres (Conhecida como Passchendaele), a qual foi um confronto entre as tropas britânicas, contra as forças alemãs na Bélgica. Após três meses de luta, as forças da Entente conseguiram vencer os alemães e tomaram Passchendaele. Estimasse que mais de quinhentos mil soldados faleceram de ambos os lados, sendo um dos combates com maior número de perdas da Grande Guerra.

 

2-      Megadeth – Holy Wars ….The Punishment Due

megadeth9ajLançada no álbum Rust in Peace de 1990, essa canção faz uma reflexão acerca das guerras santas, abordando não apenas as Cruzadas, mas também as reformas religiosas do século XVII e os conflitos no Oriente Médio. Ao longo da música são abordados elementos sobre a temática, tais quais “Do you Kill on God’s Name?” (Você matará em nome de Deus?) e “Brother will kill brother/Spilling blood across the land” (Irmão matará irmão/Espalhando o sangue pela terra).

 

3-      Sabaton – Smokings Snakes

445499Essa banda sueca é conhecida por abordar diversas guerras em suas letras, porem no álbum de 2014, “Heroes”, uma música foi lançada contando sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A letra da canção conta sobre um evento no qual 3 soldados brasileiros lutaram contra todo um regimento nazista no norte da Itália. Ao final do confronto, os três brasileiros morreram, porém foram reconhecidos pelos nazistas por sua bravura, tanto que em seu túmulo foi escrito “Drei Brasilianische Helden” (Aos três Heróis Brasileiros).

 

4-      Metallica – One

Metallica-One---No-Obi---Si-125262Lançada em 1988, essa canção foi inspirada no livro “Johnny got his gun”, traduzido no Brasil como “Johnny vai à Guerra”, escrita pelo produtor e roteirista hollywoodiano Dalton Trumbo. No romance, Joe é um jovem americano que vai para a França durante a Primeira Guerra Mundial lutar contra os alemães  é atingido por uma granada. Após isso, ele perde todos os seus sentidos, porém ainda mantem a consciência de sua condição. “Now the war is through with me/ I’m waking up, I cannot see’’ (Agora que a guerra acabou comigo/Eu estou acordando, eu não posso ver) são algumas das frases que introduzem a canção.

 

5-      Ex Deo – The Final War (Battle of Actium)

1000x1000Apresentada no álbum Romulus de 2009, essa música fala da Batalha de Áccio, que marcou o final da Guerra Civil Romana. Nessa batalha, as forças de Otaviano, lideradas por Vipsánio Agripa enfretaram as de Marco Antônio. No final da luta, Agripa derrotou a frota de Antônio, que fugiu junto com sua amante para o Egito, onde se mataram. Essa batalha é considerada o marco final da República Romana e o início do período Imperial.

Para escutar as músicas, cliquem nos links localizados nas imagens.

 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Música e História e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>