Oficina Interna “História das Cidades: fontes, métodos e experiências”

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Na tarde do dia 27 de janeiro o PET História realizou a Oficina Interna “História das Cidades: fontes, métodos e experiências”, ministrada pelo Prof. Dr. Cristiano Cezar Gomes da Silva, membro do corpo docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A oficina tinha por objetivo mostrar as possibilidades de construção de uma historiografia das Cidades sob novos métodos, perspectivas e, sobretudo, novas abordagens.

Inicialmente, o professor discutiu acerca de alguns conceitos básicos para a construção da pesquisa histórica, como História, Tempo, Memória, Documento e Narrativa. Ao abordar questões relacionadas sobre a escrita da história, mostrou como o historiador pode conciliar a escrita técnica com a leveza da literatura.

Na segunda parte da oficina ao falar sobre seu livro “Ecos da modernidade- A Instituição da urbanização na cidade de Belo Jardim”, o ministrante abordou o tema da modernidade, mostrando como a cidade pode ser um palco  de transformações, e não apenas um espaço geográfico delimitado e encerrado em si mesmo.

Além disso, o professor tratou da cidade como um cenário de rupturas e continuidades entre o velho e o novo, entre o tradicional e o moderno. O enfoque esteve voltado para a cidade de Belo Jardim-PE, onde ressaltou as peculiaridades relacionadas às instituições da modernidade no cotidiano citadino da mesma. Em síntese, o docente trabalhou com alguns aspectos desse processo de instituição da modernidade que repercutiu na cidade de Belo Jardim-PE a partir das práticas de sociabilidade e do signo moderno analisado: a urbanização.  

Dadas essas considerações, o PET História agradece ao Prof. Dr. Cristiano Cezar Gomes por sua disponibilidade e colaboração em mais uma de nossas iniciativas.

Da esquerda para direita, as PETianas Franciele Amaral, Keline Pereira e Thaís Tenório. O PETiano Guilherme Borges, os professores Dilton Maynard e Cristiano Cezar Gomes. Os PETianos Cassiano Celestino, Thamyres Sobral e Ailton Rocha.

Da esquerda para direita, as PETianas Franciele Amaral, Keline Pereira e Thaís Tenório; o PETiano Guilherme Borges, o professor e Tutor do PET História Dilton Maynard, o professor Cristiano Cezar Gomes e os PETianos Cassiano Celestino, Thamyres Sobral e Ailton Rocha.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Eventos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>