Oficina Interna “Educação e Fascismos”

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Na tarde do dia 23 de janeiro o PET História realizou a Oficina Interna “Educação e Fascismos”, ministrada pelo Prof. Dr.  Karl Schurster, membro do corpo docente da Universidade de Pernambuco (UPE).

Ao longo da oficina o professor explanou acerca das possibilidades do ensino da História do Holocausto sob uma nova perspectiva, onde o educador utiliza-se da esperança dos judeus em sobreviver a perseguição ao seu povo, e não das imagens de dor  que são comumente utilizadas para falar sobre o assunto. Para tanto, ele apresentou materiais didáticos que são produzidos pelo Instituto Yad Vashem, em Israel, que tem como objetivo padronizar o ensino da História do Holocausto.

Dentre os materiais , ele nos apresentou “Tommy”, que consiste em um conjunto de desenhos feitos pelo artista tcheco  Bedrich Fritta, como um presente para seu filho Thomas, em seu terceiro aniversário. Fritta foi chefe do departamento técnico do gueto de Theresienstadt, onde artistas judeus aprisionados  eram forçados a trabalhar para os alemães, desenhando planos e preparando ilustrações de propaganda diariamente.

Além disso, o professor fez uma retrospectiva sobre a história da historiografia do Holocausto mostrando como a abordagem do tema foi se transformando ao longo dos anos. No mais, o ministrante elencou diversas produções bibliográficas e cinematográficas produzidas sobre o Holocausto que podem ser de grande relevância para estudos históricos.

Assim sendo, o PET História UFS  agradece ao Prof. Dr.  Karl Schurster por sua disponibilidade e colaboração em mais uma de nossas iniciativas.

Da esquerda para a direita: Os PETianos Guilherme Borges e Cassiano Celestino, o professor Karl Schurster, as PETianas Thaís Tenório, Keline Pereira, Franciele Amaral, o PETiano Ailton Rocha e a PETiana Thamyres Sobral.

Da esquerda para a direita: Os PETianos Guilherme Borges e Cassiano Celestino, o professor Karl Schurster, as PETianas Thaís Tenório, Keline Pereira, Franciele Amaral, o PETiano Ailton Rocha e a PETiana Thamyres Sobral.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>