Gangues de Nova York

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

20103744.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxDirigido por Martin Scorsese, Gangues de Nova York é um filme norte-americano lançado em 2002. Com um elenco repleto de atores consagrados, o longa tem em Amsterdam Vallon (Leonardo Dicaprio), Bill “The Butcher” Poole (Daniel Day- Lewis)  e Jenny Everdeane ( Camerom Diaz), os seu principais personagens.

Inspirado na obra homônima escrita por Herbert Asbury, a película é ambientada na New York do final do século XIX e fixa o seu roteiro no desejo de vingança de  Amsterdam Vallon (Leonardo Dicaprio) em relação a Bill “The Butcher” Poole (Daniel  Day- Lewis)  por conta do assassinato de seu pai (Liam Neeson).

Além de seu enredo principal, o filme também trata de algumas temáticas como a imigração irlandesa para os Estados Unidos, os conflitos gerados por religiões, o xenofobismo e a formação das máfias nova-iorquinas.

Os enfrentamentos entre Amsterdam e “The Butcher” não são ocasionados apenas pela vingança do protagonista, mas também por motivos religiosos e xenófobos. Enquanto o primeiro é filho de um imigrante, o segundo tem a convicção de ser um nativo; isso acaba por gerar embates entre ambos culminando em diversas tragédias.

Apesar de ter recebido algumas críticas dos especialistas em cinema, Gangues de Nova York apresenta-nos um leque variado para se entender a história não somente da cidade como também dos EUA. As formações das primeiras gangues que aparecem no longa, são as precursoras das que existem nos dias atuais na metrópole. Além do mais, a película expõe o que ocorre até hoje em muitas cidades norte-americanas, isto é, a segregação dos grupos considerados”estrangeiros”.

Por reproduzir várias temáticas, como as que foram apontadas anteriormente, o filme torna-se um recurso didático dando tanto a possibilidade  do professor trabalhar em sala de aula a história dos EUA, quanto de ser útil para aqueles que desejam aprender sobre a formação da sociedade estadunidense, em especial, a constituição da sociedade nova-iorquina.

 

 

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Filme da Semana e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>