O queijo e os Vermes

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

downloadPublicado em 1976, o livro “O queijo e os Vermes” foi escrito por Carlo Ginzburg, historiador italiano. A obra analisa a vida de Domenico Scandella, dito Menocchio. Nascido em Montareale, Itália, Menocchio exercia a profissão de moleiro e diferentemente dos seus contemporâneos tinha algumas opiniões heterodoxas em relação a ordem vigente.

Por causa desse comportamento considerado herético, o personagem principal da obra de Ginzburg, atrai a atenção do tribunal da Santa Inquisição e é na análise dos processos inquisitoriais envolvendo Domenico Scandella, que o autor fundamentará a sua análise. Tais processos informam que o moleiro foi perseguido, pois tinha uma concepção acerca do surgimento do mundo muito discrepante do que a Igreja e a sociedade em que ele vivia tinham. Para Menocchio, o mundo havia surgido da putrefação dos queijos. Apesar dessa ter sido a principal causa das perseguições sofridas por Domenico, outros posicionamentos do personagem também causaram a ira do clero contra ele.

Além de analisar o porquê das perseguições sofridas pelo personagem, Carlo situa o leitor no tempo e no espaço em que ele vivia. O autor nos informa que o seu protagonista é um homem do séc. XVI e viveu as transformações da reforma. Além disso, Menocchio destaca-se por outro aspecto, o moleiro era um homem simples residente de uma região rural da Itália.

Por ter essas características, o autor indaga-se sobre o porquê das contestações do moleiro: Como ele formulou a própria teoria do cosmos? Por que ele não se contentava com as explicações da Igreja, acerca de alguns temas? entre outras perguntas. Para encontrar respostas à estas perguntas, Carlo utiliza alguns métodos que o permite esboçar algumas explicações para tais.

Diferentemente do que alguns possam imaginar, a obra não enfoca na individualidade do personagem principal. Pelo contrário, o autor parte de uma abordagem que examina a vida do indivíduo para entender a conjuntura social daquela época.

Dessa forma, o livro torna-se indispensável para aqueles que não somente anseiam conhecer a vida do moleiro, Domenico Scandella, como também aos que se interessam em saber sobre outros temas, por exemplo a Inquisição, A reforma, além de outras manifestações religiosas existentes naquele período.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Atividades, Livro da Semana e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>