lutero_655_1280x1024A obra cinematográfica alemã Luther (Lutero), foi lançada em 2003 sob direção de Eric Till, tendo como protagonista  o ator britânico Joseph Fiennes. A película retrata a trajetória de Martinho Lutero e tem como plano de fundo a Reforma Protestante, iniciada na Alemanha no século XVI.

Inicialmente, o filme relata a ingressão do reformista na vida eclesiástica. Posteriormente, fica evidenciado as primeiras inquietações e contestações de Lutero frente ao posicionamento da Igreja Católica no período, como o pagamento de indulgências, corrupção do clero, e a interpretação, segundo ele, equivocada das escrituras bíblicas.

Mediante tais insatisfações Lutero elabora suas 95 teses onde questiona, entre outras coisas, a autoridade do papa e a utilidade do pagamento de indulgências. Além disso, Lutero foi responsável pela tradução do Novo Testamento para o idioma alemão, possibilitando uma maior difusão do escrito religioso. 

Por tratar de tais temáticas, o filme é indicado para quem se interessa em assuntos como a Reforma Protestante, religião ou a vida do reformista Martinho Lutero, podendo ser utilizado também como recurso didático para ser abordado em sala de aula.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)