Livro-Idade-Media-Nascimento-OcidenteAs concepções historiográficas sobre o período denominado de Idade Média são diversas. Há aquelas que tratam essa época histórica como sendo uma fase de desfragmentação política, outras alegam que foi um momento de extremo fanatismo religioso, além de outras atribuições muitas vezes negativas acerca desse tempo histórico.

Com o intuito de abordar a era medieval por um viés diferente, Hilário Franco Jr. traz em seu livro A Idade Média: Nascimento do Ocidente algumas temáticas que possibilitam ao leitor ter uma nova percepção acerca do assunto.

Lidando com a ideia de “estruturas”, o livro não segue a linha puramente cronológica, mas sim a temático- cronológica. Ou seja, o autor tenta explicar a Idade Média a partir de alguns temas, por exemplo: a demografia, a economia, a política, a sociedade, a cultura, além de outros aspectos pertinentes ao período.

Por tratar especificamente com essas “estruturas” a obra oferece ao leitor um panorama geral sobre a época, e também foca em temas correlacionados com a contemporaneidade. Além disso, o livro possibilita aos interessados uma reflexão acerca dos “preconceitos” que o pensamento iluminista construiu sobre Idade Média.

Assim sendo, esta leitura torna-se indispensável para os interessados – sejam professores, alunos, ou apreciadores de um bom livro – em obter uma nova percepção e abordagem sobre a tão (des)conhecida Idade Média.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)