Esaú e Jacó: a República sob o olhar da literatura

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Esaú e Jacó, de Machado de Assis, é o penúltimo livro do autor, esau e jacólançado em 1904, quatro anos antes de sua morte. A obra narra os embates entre dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, por conta de suas posições políticas: um é monarquista, o outro republicano. O plano de fundo do livro é a passagem da monarquia para a República brasileira, e traz aspectos e detalhes de como esse fato importante atingiu o cotidiano das pessoas e as relações sociais.

Não bastasse a oposição política entre os irmãos, os dois vem a se apaixonar pela mesma mulher, que acaba por falecer. A indecisão da jovem com relação aos seus sentimentos pelos irmãos personifica o próprio estado de confusão no qual o país estava inserido naquele momento. O período de grande agitação política concorre com os dramas pessoais dos gêmeos e de sua mãe, Natividade, sempre preocupada com a discordância entre os filhos. Por fim, após um período de trégua pela morte da jovem amada de ambos, as tensões retornam e prosseguem até o ponto de os dois irmãos atuarem como políticos em partidos divergentes.

Não bastasse a maestria da escrita de Machado de Assis e o enredo, aparentemente cliché, mas construído de modo instigante, Esaú e Jacó é um texto literário que apresenta uma visão sobre a passagem da monarquia para a República e pinta o quadro desse momento histórico como uma tela confusa e indefinida, tensa e conflituosa. A leitura atenta do livro possibilitará ao historiador notar aspectos sobre o contexto histórico do Brasil da época de forma nova.

É uma ótima recomendação de leitura, não apenas para historiadores. Mas se você se interessa pela história do Brasil, esta é uma obra que vale muito a pena ler, pois ela oferecerá um olhar alternativo e descortinará as múltiplas facetas da sociedade brasileira nos últimos suspiros da monarquia e nos primeiros passos da República. Além disso, é um clássico da literatura brasileira. E, justiça seja feita, não é a toa que é chamado assim.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Livro da Semana. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>