A Ditadura Militar através da Música Popular Brasileira

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

O período da Ditadura Militar (1964-1985) foi também um dos mais Censura MPB Phono 73produtivos da Música Popular Brasileira. Uma  grande parte das maiores de estrelas da nossa música foram reveladas durante o regime  e junto com eles  canções que retratavam a realidade vivida na época.

1° Apesar de você, Chico Buarque. “Apesar de você,amanhã há de ser outro dia”

   Lançada em 1970, foi imediatamente censurada pelos militares que, rapidamente, identificaram a crítica implícita à falta de liberdade e ao intenso autoritarismo do governo. A canção retrata em suas estrofes um sentimento de esperança em relação ao retorno da democracia.

2° Alegria, alegria, Caetano Veloso. “Eu vou. Por que não?”

   Lançada em plena Ditadura, a composição relata privações e abusos sofridos pela população brasileira. Trechos como “Ela pensa em casamento, eu nunca mais fui à escola”, ou “Sem lenço e sem documento, nada no bolso ou nas mãos eu quero seguir vivendo” mostram claramente essa questão.

3° Como nossos pais, Elis Regina. “Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina”

   Composta por Belchior, e famosa por ser uma das principais canções interpretadas por Elis Regina, Como os nossos pais transmite em tom belo e melancólico a realidade de uma juventude que, apesar de estar sofrendo forte violência e repressão com o regime imposto, continuava sem lutar por uma mudança nas bases da sociedade.

4° É, Gonzaguinha. “A gente quer viver a liberdade” 

   A canção composta pelo próprio Gonzaguinha e é um dos gritos de liberdade de um período em que reinou a ditadura. Os versos demonstram anseios de paz, saúde e esperança dos brasileiros na luta contra o regime.

5º Mosca na sopa, Raul Seixas. “Eu sou a mosca que pousou em sua sopa”

Divertida e inusitada, a música composta em 1973, por Raul Seixas,  refere-se de um modo descontraído à luta entre o povo e os militares, se referindo a estes com uma metáfora irreverente: “Eu sou a mosca que pousou em sua sopa”.

 

Fontes: literatortura.com
sallybarroso.blogspot.com.br
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Publicações e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a A Ditadura Militar através da Música Popular Brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>