5 seriados para pensar História

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

A história vem sendo alvo de muitas produções culturais no tempo presente. Diversos são os cortes temporais que acabam sendo explorados pelas grandes indústrias de comunicação. Tais produções acabam por trazer para os espectadores uma nova visão da história a partir de séries, filmes, histórias em quadrinhos etc. Tendo em vista essa gama de produções culturais, o PET História fez uma seleção especial para você que gosta de séries televisivas e que quer unir o útil ao agradável usando isso como um canal para uma observação histórica.

1- Band Of Brothers (2001)

band-of-brothers-posterA minissérie, produzida por grandes nomes como Steven Spielberg e Tom Hanks, tem como principais características a ambientação e veracidade dos episódios. Baseado no livro de mesmo título, de autoria de Stephen E. Ambrose, a série narra a história da Companhia E (Easy Company) do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Para-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos em sua campanha durante a Segunda Guerra Mundial. Tal Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge. Sob a ótica dos combatentes, a série narra a campanha do regimento de para-quedistas americanos, desde sua preparação ainda em Toccoa, Estado da Geórgia nos Estados Unidos, até a captura do Ninho da Águia, fortaleza de Hitler nos Alpes em Berchtesgaden.

2- The Pacific (2010)the-pacific

Assim como Band Of Brothers, essa série também é produzida por Spielberg e Hanks e tem como temática principal a Segunda Guerra Mundial. Enquanto Band Of Brothers aborda os eventos na Europa, The Pacific acompanha a vida de 3 fuzileiros navais em campanha no Pacífico, mostrando a luta contra os japoneses em Iwo Jima e Okinawa. É inspirada nos livros “Helmet for My Pillow” e “With the Old Breed”, de  Robert Leckie e Eugene Sledge.

3 – The White Queen (2013)the-white-queen

 Dirigida por James Kent, Jamie Payne e Colin Teague. The White Queen é a adaptação da série literária The Cousin’s War, da autora britânica Philippa Gregory, considerada uma das maiores romancistas históricas da atualidade e que também já teve adaptado o livro A Irmã de Ana Bolena, primeiro livro de sua série sobre os Tudor, para o cinema com o filme A Outra, estrelado por Natalie Portman e Scarlett Johansson. Em The Cousin’s War, ela retrata de forma romantizada a famosa Guerra das Rosas, conflito do século XV entre os Yorks (representados pela rosa branca) e os Lancasters (representados pela rosa vermelha), dois lados da mesma dinastia que durante 30 anos lutaram pelo trono da Inglaterra.

4 – Boardwalk Empire (2010)2929

Conhecida como “O Império do Contrabando” no Brasil, Boardwalk Empire é produzida por Martin Scorsese, um dos mais premiados cineastas da atualidade, e dirigida por Tim Van Patten, diretor de The Pacific. A série mostra ao longo de suas temporadas o lucrativo tráfico de bebidas alcóolicas durante a época da Lei Seca nos Estados Unidos, acompanhando o personagem Enoch “Nucky” Thompson, inspirado na figura do politico estadunidense Enoch “Nucky” Johnson, e sua relação com políticos e mafiosos na cidade de Atlantic City, Nova Jersey.

5 – Vikings (2013)Vikings

Produzida por Steve Wakefield e Keith Thompson,  é distribuída pelo canal History Channel e lançada no Brasil pelo Natgeo. A série narra a saga do Rei Escandinavo Ragnar Loðbrok (Travis Fimmel), conhecido por suas invasões na França e Inglaterra durante o século VIII, e sua ascensão, de um simples agricultor a um dos mais influentes governantes da Alta Idade Média. A série recebeu várias críticas positivas e é uma das maiores audiências da atualidade.

Veja os trailers clicando nas fotos.

fonte: www.minhaserie.com.br
www.viciadoemserie.com
www.imdb.com
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Séries e História e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>