Curso de Extensão: “Guerra e Sexo na Sociedade Senhorial Ibérica (Sécs. XI-XIII)”

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

A guerra e o sexo na Idade Média, num primeiro olhar, parecem não ter nenhuma conexão aparente. Entretanto, ambos, além de serem um aspecto do cotidiano da sociedade medieval, foram dois dos postulados mais recorrentes na pauta de doutrinamento da Igreja.

Contudo, resta um problema de fundo documental e historiográfico que assim como a perspectiva de um medievo obscuro, uma Idade das Trevas, assola os estudos sobre a guerra e o sexo no período em questão: O mito sobre uma suposta guerra medieval empreendida sem qualquer sentido de táticas e estratégias militares e uma sociedade extremamente regulada pelo clero no que diz respeito à conduta sexual.

O objetivo do presente curso de extensão é desconstruir justamente estas duas perspectivas baseado na análise da documentação do período e na historiografia sobre os dois assuntos.

O curso ocorrerá entre os dias 04 e 25 de Abril e é parte integrante das atividades promovidas pelo Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo, em parceria com o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe.

Inscrições abertas no SIGAA: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline , corram porque as vagas são limitadas.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Eventos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>