O Programa de Educação Tutorial do curso de História está organizando grupos de estudos de diferentes tipos, com a finalidade de ampliar o debate sobre aspectos importantes da História, assim como temas fundamentais para a profissão. Com encontros semanais, na própria Universidade, os grupos terão como objetivo a realização de diálogos informais sobre assuntos específicos de áreas do conhecimento diversas, promovendo também a aproximação entre os estudantes e a possibilidade de aperfeiçoamento. VAGAS LIMITADAS!

História Cultural: Uma grande voz que ressoa atualmente é sem dúvida a perspectiva metodológica vista através da História Cultural. Hoje, é possível percebê-la no meio acadêmico através do grande número de livros, teses e dissertações que são produzidas anualmente. Sendo assim, o grupo irá fomentar uma discussão acerca do que é História Cultural, seus conceitos, métodos e experiências. Além de mostrar como sua renovação modificou a forma de ver e trabalhar os objetos da história. Coordenador do grupo: Luiz Paulo Bezerra.

História do Brasil: Através da leitura de textos relacionados ao tema, o grupo se propõe a levantar discussões sobre momentos da História do Brasil, com enfoque no período republicano. Isto buscando compreender como tais momentos aparecem na historiografia brasileira. Coordenadora do grupo: Jéssica Souza.

História de Sergipe: O Grupo de estudos se baseará na circularidade de temas acerca da História de Sergipe através da apresentação da historiografia referente ao assunto escolhido, visando uma ampla discussão nos debates desta História que será abordada em diferentes períodos históricos desta região. Isto com base a leitura de textos sugeridos pelo coordenador ou por um Professor convidado para a preleção. Coordenadora do grupo: Crislane Santana.

Ensino de História: O presente grupo de estudos visa discutir sobre o ensino de história e a utilização do livro didático como uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, a fim de definir conceitos e representações. Coordenador do grupo: Edvaldo Alves.

História Contemporânea: Por meio da leitura e discussão de textos referentes ao tema, produzidos por autores clássicos, o grupo discutirá algumas formas possíveis de abordar a Guerra Fria em produções culturais (mais especificamente histórias em quadrinhos, filmes e músicas), pensando-as como fontes. Ao discutirmos o reflexo que este acontecimento gerou na produção cultural norte-americana, pensaremos a possibilidade de enxergar seus resultados como fontes históricas para entender as visões plurais do evento em um mesmo contexto: os Estados Unidos das décadas de 1970 e 1980.

História Medieval: Este grupo tem como meta apresentar e formular debates acerca de aspectos relacionados ao período denominado pelos pesquisadores como Idade Média. Nosso intuito é melhorar a compreensão dos alunos quanto a esta parte da História. Começaremos pela discussão de características recorrentes nos seriados de TV e filmes sobre a Idade Média, discutiremos sobre os motivos da contínua repetição a este tema, além dos seus usos para pesquisadores e professores.

Metodologia da História: Através da leitura e da discussão de textos referentes à Metodologia da História, o grupo tem o intuito de ampliar o conhecimento dos participantes nesta área, realizando reflexões introdutórias sobre o ofício e o método do historiador, e mais a frente, realizar discussões referentes às diversas vertentes metodológicas da História.

RESTAM POUCAS VAGAS!

Mais informações sobre datas, horários, locais e disponibilidade de vagas: petufshistoria@gmail.com

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)