Saiba como foi a Palestra “O mormaço das memórias: a musealização do festival Massafeira Livre”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

O evento ocorreu no dia 14/09 às 10h no auditório do departamento de Geografia, contou com a participação de alguns professores e alunos e teve como ministrante o Prof. Msc. Michel Platini da UFG. O tema da palestra foi “O mormaço das memórias: a musealização do festival Massafeira Livre”. Na tentativa de mostrar a importância da musealização, recuperação e preservação da memória, o professor Platini fez uma exposição em 2009 juntamente com alguns alunos e apresentou na palestra. Nessa experiência, ele trouxe ao público, principalmente aquele que não vivenciou o festival, uma amostra do que foi o Massafeira Livre e de como esse movimento musical permaneceu como um registro histórico e festivo. Essa feira cultural ocorreu no Teatro José de Alencar na cidade do Ceará entre os dias 15 e 18 de março de 1979, buscando dar uma maior visibilidade aos novos talentos e “fugir” do eixo cultural Rio/São Paulo, os organizadores fizeram com que alguns artistas divulgassem seus trabalhos.
“Bastante interessante, um diálogo entre história e museologia, o professor soube ser pertinente e não foi apologético ao festival de “Massafeira Livre”, problematizando o tema, mostrando os usos da memória e a construção de uma identidade”, disse a mestranda Mislene Vieira dos Santos que participou da palestra.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>