Do dia 28 a 31 de maio ocorreu na UFS o XIV Encontro Sergipano de História, que neste ano homenageou o Professor Ibarê Dantas, cuja obra é fundamental para os estudos sobre a história do estado de Sergipe. Nos quatro dias, foram realizados os mais diversos tipos de debates a respeito da importância da contribuição de Ibarê Dantas para a historiografia sergipana. O próprio historiador esteve presente, retribuindo o prestígio e proferindo uma palestra que foi realizada no última dia do evento. Professores do Departamento de História da UFS coordenaram mesas-redondas e participaram ativamente do evento, que também contou com a presença de professores de outras instituições e historiadores renomados que colaboraram para o sucesso do evento!

Os estudantes também participaram, não apenas comparecendo às palestras, mas apresentando trabalhos a fim de ampliar os debates sobre pesquisas e reflexões desenvolvidas. O PET História participou da organização do encontro junto ao DHI, ajudando para que esta edição ocorresse.

Já nos dias 05 e 06 de junho, aconteceu o II Seminário Visões do Mundo Contemporâneo , com o tema “As Estações da História: Do grande inverno russo à primavera árabe”. Nestes dois dias, temas importantes para a história contemporânea foram discutidos, contando com a presença de professores de diferentes estados do Brasil e da Professora Laura Bono, da Universidade de La Plata, na Argentina. Mesmo em véspera de feriado, os inscritos compareceram e participaram do seminário, fazendo com que ele atingisse seu objetivo.

A Profª. Tereza Cristina, do Departamento de Relações Internacionais, proferindo sua palestra no dia 06/06.


Também foram realizadas sessões de comunicações que debatiam sobre os mais variados temas, desde a educação, passando por temas da história do tempo presente, até simpósios sobre museologia e história da áfrica, entre outros.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)