II Seminário Visões do Mundo Contemporâneo – As estações da História: Do grande Inverno Russo à Primavera Árabe.

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Delicious

Promovido pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), em parceria com Programa de Educação Tutorial de História (PET História), o Mestrado em História (NPGH) e o Departamento de História (DHI), o evento terá abrangência nacional, congregando pesquisadores de diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, a saber: Laboratório do Tempo Presente (Tempo, PPGHC/UFRJ), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro de Estudios Sudamericanos do Instituto de Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Além disto, o evento contará com o suporte de um Comitê Técnico-Científico composto por pesquisadores de reconhecido mérito acadêmico pertencentes a seguintes instituições: UFRJ, UFCG, UEM, UFRN, UFMA,UDESC e FIOCRUZ.

Iniciando em junho de 2011, o Seminário “Visões do Mundo Contemporâneo” teve como primeiro tema “a Segunda Guerra Mundial”. Na ocasião, reuniram-se em Sergipe pesquisadores de diversas IES: UFRJ, UDESC, UFAL, UFCG, UNESP, que refletiram sobre diferentes aspectos ligados ao período. Na ocasião, foi lançado o site www.memoriasegundaguerra.org, ambiente interativo dedicado a fornecer suporte didático e apoio a pesquisas sobre o maior conflito do século XX. O evento contou com 150 inscritos, tendo mais de 40 trabalhos científicos aprovados para suas sessões de comunicações científicas. Os trabalhos apresentados foram publicados em versão resumida e completa nos Anais Eletrônicos do evento, com ISBN 97885782218182, entregues já no credenciamento do Seminário.

Deste modo, a proposição da segunda edição do evento atende à expectativa de que o mesmo ocorra anualmente, sempre no primeiro semestre letivo. O Seminário deve se caracterizar por abordar temáticas que envolvam momentos marcantes da vida contemporânea, de forma a contribuir para o maior intercâmbio de experts no assunto e alunos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, preferencialmente aqueles da região Nordeste. Ao mesmo tempo, os temas do seminário levam em conta não apenas aspectos ligados a efemérides, mas principalmente a relevância do assunto para os estudos em História Contemporânea.

Mais informações: http://visoes.getempo.org/

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

Share and Enjoy

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>