Nesta quarta-feira, dia 11/04, ocorreu o segundo dia do CinePET: Guerras, com a presença da professora Drª Célia Cardoso, do Departamento de História. Ela abordou o filme “Hércules 56″, documentário sobre a luta armada contra o regime militar no Brasil, área na qual a professora é especialista. Para um público predominante de calouros, o filme foi abordado dentro da proposta de nosso evento, enxergando as possibilidades de utilizar filmes em sala de aula e perceber como seu processo de criação e produção nos evidencia traços de nossa história, da ideologia de seus produtores.

Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-136415/).

O público atento à palestra.

A aluna do 4° período, Thaise dos Santos Silva, nos deu seu depoimento sobre a palestra: “Uma tarde indispensável para se discutir a íntima relação entre guerras e ditadura, numa abordagem diferente das que estamos acostumados a ouvir. Foi uma palestra esclarecedora e ao mesmo tempo instigante.”

Agradecemos a professora Drª Célia Cardoso pela presença! Contamos com vocês no próximo dia 25, com o filme “Tróia” e a palestra do professor Dr. Alfredo Julien (DHI).

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)