Teve início ontem, 28/03, o CinePET: Guerras, que contou com a palestra da Profª Drª Edna Matos, do Departamento de História da UFS. Sua fala ressaltou o cinema como representação do passado motivada por interesses do presente, por meio da análise do filme “Netto Perde Sua Alma”, dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza, lançado em 2001.

Profª Drª Edna Matos, palestrando no 1º dia do CinePET: Guerras.

O filme: Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai (Fonte: http://portal.urisantiago.br/noticia/1434).

Estudantes assistem a exibição do filme.

Com a sala cheia, a Professora foi apresentada pelo Prof. Dr. Dilton Maynard, tutor do PET História, e em seguida se apresentou brevemente. Após a exibição do filme, teve início um debate com a participação dos presentes. “Achei o CinePET muito legal! Me ajudou muito a perceber um filme de maneira didática, as explicações da Profª. Drª. Edna Matos fortaleceram mais ainda nossa aprendizagem de como os conflitos bélicos podem ser observados em aspectos diferentes. O Primeiro filme foi ótimo, ansioso para as próximas sessões do Cine Pet! Recomendo a todos!”, disse Igor Vinícius, calouro do curso de História. Gostaríamos de agradecer a todos e aguardamos vocês no próximo dia 11 de abril, para a palestra da Profª Drª Célia Cardoso!

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)